
Carta sobre as 17 Metas Globais feita por grandes líderes
Segue a carta que foi postada pelo Financial Times no dia 24 de Setembro sobre as 17 Metas Globais. Ela está na íntegra, porém traduzida.
Nós representamos mais de 20 líderes de negócios mundiais. Estamos escrevendo por iniciativa da Câmara de Comércio Internacional anteriormente até à adoção formal que ocorre essa semana sobre as Metas de Desenvolvimento Global (Sustainable Development Goals – SDGs) – a nova proposta da ONU para pessoas, para o planeta e para a prosperidade.
As SDGs representam, sem dúvida, a mais ambiciosa proposta de desenvolvimento jamais criada em nível internacional. Elas estabelecem um mapeamento essencial para direcionar alguns dos problemas mundiais mais difíceis de negociar e de maior pressão, desde a extrema pobreza até a mudança no clima. De maneira simples, nós todos – como cidadãos do mundo – temos interessem em fazer as SDGs um sucesso absoluto e sem precedentes.
A proposta de desenvolvimento internacional é muitas vezes construída de maneira estreita, como uma questão para governos individuais, mas é claro que a efetiva implementação das SDGs irá requerer amplo apoio dos negócios. Visto de um outro ângulo: estimativas oficiais colocam a brecha no investimento anual em desenvolvimento sustentável nos mercados em desenvolvimento acima de 2,5 trilhões de dólares anualmente. Já é sabido que muito desse espaço deverá ser preenchido pelo capital privado. Em outras áreas, conhecimentos especializados em negócios e inovação serão a chave se queremos limitar emissões de gases que causam o efeito estufa, criar empregos e promover ciclos de consumo sustentáveis.
É esse o motivo pelo qual estamos pedindo aos líderes mundiais que se reunirão em Nova York para se comprometerem a trabalhar coletivamente e construtivamente com o setor privado para entregar a promessa das novas “Metas Mundiais”. Muitos negócios já estão desempenhando um papel de liderança em promover o desenvolvimento sustentável, mas com o apoio correto e com iniciativas dos governos nós podemos fazer muito mais. Um esforço colaborativo também será necessário para permitir a ampla transformação das práticas de negócios em direção à sustentabilidade – incluindo o setor dos pequenos negócios.
Enquanto as SDGs direcionam muitas questões complexas, nossa mensagem é simples: vamos trabalhar em conjunto para aproveitar essa oportunidade única para entregar um futuro mais próspero e brilhante para todos.
Harold McGraw III
Chairman Emeritus, McGraw Hill Financial
Chairman, International Chamber of Commerce
John Danilovich
Secretary-general,
International Chamber of Commerce
Jack Ma
Founder and Executive Chairman,
Alibaba
Peder Tuborgh
CEO, Arla Foods
Mark Wilson
Group CEO, Aviva
Sunil Bharti Mittal
Founder and Chairman, Bharti Enterprises
Bernard Charles
President and CEO, Dassault Systèmes
Andrew N Liveris
Chairman and CEO, Dow Chemical Company
Frederico Curado
CEO and President, Embraer
Sheryl Sandberg
COO, Facebook
Cherie Nursalim
Vice-Chairman, Giti Group
Pablo Isla
Chairman and CEO, Inditex
Dominic Barton
Managing Director, McKinsey Company
Kim Sung-joo
Chairperson and CEO, MCM Holdings
Peder Holk Nielsen
President and CEO, Novozymes
Dennis Nally
Chairman, PwC
Jean-Pascal Tricoire
Chairman and CEO, Schneider Electric
Bill Winters
CEO, Standard Chartered Bank
Michel Liès
Group CEO, Swiss Re
Paul Polman
CEO, Unilever
Anders Runevad
Group President and CEO, Vestas
Sir Richard Branson
Founder, Virgin Group
Sir Martin Sorrell
CEO, WPP